Página inicial Quem somos Perguntas Frequentes

Como é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

Para os cursos que contem com sua obrigatoriedade, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é requisito obrigatório para a conclusão dos cursos de especialização. A defesa do TCC pode ser realizada de forma presencial ou a distância.

O curso fornece material didático?

Os cursos contam com Guias de Estudo, que tem a função de orientar o estudante no decorrer das disciplinas. Além disso, os demais materiais indicados pelos professores (apresentações, textos complementares, etc.) ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem.

Quais os critérios de aprovação?

A verificação do rendimento será feita por disciplina, levando-se em consideração os critérios definidos pelo docente e devidamente registrados no plano de curso da disciplina. Para aprovação é necessário ter nota igual ou superior a 6 (seis) pontos em cada disciplina.

Como é registrada a frequência?

Para os cursos ofertados na modalidade presencial a frequência é aferida de acordo com os critérios estabelecidos pelo docente responsável pela disciplina. No caso de cursos ofertados na modalidade semipresencial, a frequência é contabilizada mediante participação nos encontros presenciais. Para os cursos ofertados na modalidade a distância é dispensada a contabilidade de frequência.

Há provas?

Sim. Nos cursos ofertados na modalidade a distância as avaliações ocorrem de forma virtual, utilizando-se o ambiente virtual de aprendizagem do curso. Para cursos que possuam encontros presenciais as avaliações também podem ser realizadas presencialmente. Já nos cursos que ocorrem de forma totalmente presencial as avaliações são realizadas também de forma presencial.

É possível tirar dúvidas com o professor/tutores e interagir com os colegas de turma?

Sim! No ambiente virtual de aprendizagem há fóruns que permitem a interação com os professores, tutores e estudantes. Há também uma Sala de Secretaria, onde é possível interagir com o pessoal da secretaria de seu curso.

Como funcionam as disciplinas nos cursos EaD e semipresenciais?

As disciplinas são executadas no ambiente virtual de aprendizagem e contam com aulas ao vivo, transmitidas pela internet. Estas aulas e os demais materiais também são disponibilizadas no ambiente virtual.

Há encontros presenciais?

Para os cursos ofertados de forma semipresencial (parte a distância e parte presencial) haverá a realização de encontros presenciais, que ocorrerão no campus da UFLA, em Lavras/MG, em datas a serem estabelecidas pelos cursos e divulgadas com antecedência para o devido planejamento de todos

Quais documentos preciso para me inscrever?

Os documentos necessários para inscrição nos processos seletivos são os abaixo listados.

CANDIDATOS BRASILEIROS

a) cópia legível (frente e verso) do diploma da graduação (não será aceito Certificado de Pós Graduação Lato sensu), devidamente assinado pelo diplomado, autenticada em cartório ou com código de autenticidade eletrônica;

b) cópia da Certidão de nascimento ou casamento;

c) Cópia (frente e verso) da Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública ou Polícia Civil (não serão aceitos outros tipos de documentos de identidade civil,como por exemplo Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Registro Profissional);

d) cadastro de Pessoa Física – CPF

(cópia obtida exclusivamente, clicando aqui). O CPF deverá estar atualizado junto à Receita Federal em caso de ter ocorrido alguma alteração nos dados cadastrais do contribuinte, como, por exemplo, alteração de nome;

CANDIDATOS ESTRANGEIROS

a) cópia completa, legível, legalizada ou apostilada do diploma de graduação, devidamente assinado pelo diplomado. Caso tenha cursado a graduação no Brasil,apresentar cópia completa, legível, autenticada em cartório ou com autenticidade digital do diploma de graduação;

b) Cópia da tradução juramentada do Diploma (caso não tenha sido emitido em português);

c) Cópia da Folha de identificação do Passaporte e da folha com o carimbo de entrada. Caso não tenha o carimbo, apresentar o cartão de entrada;

d) Cadastro de Pessoa Física – CPF

(cópia obtida exclusivamente, clicando aqui) O CPF deverá estar atualizado junto à Receita Federal em caso de ter ocorrido alguma alteração nos dados cadastrais do contribuinte, como, por exemplo, alteração de nome;

Pode haver solicitação de adicional de documentos a depender da especificidade de cada curso, por isso recomenda-se estar atento aos editais de seleção de estudantes para os cursos. Os editais são publicados no site openufla.ufla.br e prpg.ufla.br

Como recebo os boletos para os pagamentos? Posso baixá-los pelo sistema?

Os dados referentes a pagamentos, se encontram no link da inscrição.
Em caso de dúvidas entre em contato com a FUNDECC, através dos seguintes contatos:
E-mails: deborahcarvalho[a]fundecc.org.br
deborasouza[a]fundecc.org.br
Telefone: (35) 3829-1932

Como funciona o processo de inscrição?

Após clicar no curso escolhido, será preciso realizar o cadastro, e posteriormente seguir o passo a passo do processo de inscrição.
E-mails: deborahcarvalho[a]fundecc.org.br
deborasouza[a]fundecc.org.br
Telefone: (35) 3829-1932

Qual o valor do investimento nos cursos?

Os valores são variáveis, dependendo do curso.