Página inicial Quem somos

Universidade Federal de Lavras - UFLA

Fundada em 1908, a Escola Agrícola de Lavras passou a ser chamada Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1938. A federalização ocorreu em 1963. Foi em 1994 que a instituição tornou-se universidade, hoje conhecida como Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente contando com 35 cursos de graduação (presenciais e a distância), com 23 programas de doutorado e 42 programas de mestrado, a instituição está comprometida com sua inserção nos diferentes campos do saber, desafiando-se a estruturar novos cursos que sejam reconhecidos pela mesma qualidade que marcou sua história centenária. Com a abertura recente de cursos, a UFLA segue seu projeto de fortalecimento e consolidação também nas áreas de exatas, humanas e ciências da saúde.
A UFLA está credenciada junto ao MEC com conceito máximo para oferta de cursos tanto presenciais quanto a distância. Há 13 anos consecutivos a UFLA vem sendo avaliada com conceito máximo (conceito 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC.
Em relação aos cursos de especialização, a UFLA vem oferecendo tais cursos desde o ano de 1987, tendo desde então, ofertado mais de 100 cursos diferentes e certificado quase 24.000 profissionais de diversas áreas do conhecimento.
A UFLA foi uma das primeiras instituições classificadas com conceito máximo (nota 5) no MEC para oferta de cursos na modalidade a distância.
A UFLA conta com dezenas de laboratórios com equipamentos de última geração, que serão utilizados nos cursos em encontros presenciais (se houver) ou em videoaulas.

O que é o OPENUFLA?

O OPENUFLA é um hub de oferta de cursos de especialização e de cursos abertos de atualização profissional (formações de curta e média duração), que tem como finalidade oferecer, seja na modalidade de oferta a distância ou presencial, cursos atuais e de qualidade nas diversas áreas do conhecimento, visando tanto a formação inicial quanto a formação continuada de profissionais altamente capacitados para atuarem ou que já atuam no mercado de trabalho e também de empreendedores.

Recomendações sobre OpenUFLA