EnglishPortuguese

A Universidade Federal de Lavras


Fundada em 1908, a Escola Agrícola de Lavras passou a ser chamada Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1938. A federalização ocorreu em 1963. Foi em 1994 que a instituição tornou-se universidade, hoje conhecida como Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente contando com 35 cursos de graduação (presenciais e a distância), com 23 programas de doutorado e 42 programas de mestrado, a instituição está comprometida com sua inserção nos diferentes campos do saber, desafiando-se a estruturar novos cursos que sejam reconhecidos pela mesma qualidade que marcou sua história centenária. Com a abertura recente de cursos, a UFLA segue seu projeto de fortalecimento e consolidação também nas áreas de exatas, humanas e ciências da saúde.

A UFLA está credenciada junto ao MEC com conceito máximo para oferta de cursos tanto presenciais quanto a distância. Há 13 anos consecutivos a UFLA vem sendo avaliada com conceito máximo (conceito 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC.

Em relação aos cursos de especialização, a UFLA vem oferecendo tais cursos desde o ano de 1987, tendo desde então, ofertado mais de 100 cursos diferentes e certificado quase 24.000 profissionais de diversas áreas do conhecimento.

A UFLA foi uma das primeiras instituições classificadas com conceito máximo (nota 5) no MEC para oferta de cursos na modalidade a distância.

A UFLA conta com dezenas de laboratórios com equipamentos de última geração, que serão utilizados nos cursos em encontros presenciais (se houver) ou em videoaulas.


O que é o OPENUFLA?


O OPENUFLA é um hub de oferta de cursos de especialização (pós-graduação Lato Sensu) que tem como finalidade oferecer cursos de qualidade, sejam na modalidade a distância, semipresencial (parte a distância e parte presencial) ou na modalidade totalmente presencial nas diversas áreas do conhecimento, visando a formação continuada de profissionais de qualidade para atuarem ou que já atuam no mercado de trabalho e também de empreendedores.

O curso ”Tecnologia de Cachaça de Alambique” só tem a acrescentar e aprimorar os conhecimentos e experiência adquiridos, além de despontar para a qualificação contínua de todos aqueles que orbitam o mundo da Cachaça de Alambique. Não temos dúvidas de que a força de uma instituição renomada como a UFLA, assim como a qualidade reconhecida dos seus docentes, representam, unidas, a chancela necessária que se espera de um curso de pós-graduação Latu sensu, propiciando ao aluno, ampliar os horizontes de compreensão do mundo cachaceiro, suas vicissitudes, peculiaridades, podendo aplicar o aprendizado no seu dia-a-dia, ou até mesmo desenvolver novos projetos correlatos. Recomendamos, como também temos total interesse em participar.

Roger Sejas

Presidente da ANPAQ

(ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRODUTORES E INTEGRANTES DA CADEIA PRODUTIVA E DE VALOR DA CACHAÇA DE ALAMBIQUE)

Tive a oportunidade de conhecer o curso VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS e também acompanhar a trajetória de alguns dos excelentes docentes e idealizadores do curso, e o recomendo fortemente! Através dos seus módulos Técnicos e Aplicados, o curso consegue mesclar teorias já consagradas relacionadas à metodologias de projeto e tecnologias operacionais com diversas possibilidades de aplicações práticas, combo que considero ideal para a criação de uma base sólida na formação do aluno que visa expandir o seus horizontes no conhecimento e se especializar em uma das áreas mais promissoras e com mais oportunidades atualmente.

Henrique de Souza Carvalho

Engenheiro Aeronáutico com foco em análises dinâmicas e aeroelasticidade e do time de Aeronáutica do Grupo Akaer com sede em São José dos Campos

Tive a oportunidade de fazer parte juntamente com uma turma com mais de 35 alunos vindo de muitas partes do Brasil, na realização do curso Tecnologia da Cachaça pelo sistema Latu Sensu apoiado pela Universidade de Lavras/MG. Realizei um sonho pessoal e com o treinamento antigi profissionalmente a todos os produtores de cachaça da região Sudeste do Tocantins. Com este, cravamos aqui um marco no tempo, pela busca e chegada aos prazeres e afinação da destilação, apreciação e revolução da bebida, com qualidade que brindamos aos amantes e degustadores da cachaça de alambique. Cito a professora, orientadora e coordenadora Maria das Graças Cardoso que fez toda a diferença e empenho na realização do curso.

Josias Freire de Miranda

Ex Aluno– Palmas /Tocantins

Quando me interessei por cachaça por motivos geográficos e sociais, foi para mim indicado por especialistas o curso de Tecnologia da Cachaça/UFLA. Não me arrependi, foi tudo que eu precisava para administrar meu alambique. Obrigado Professora Dra. Graça. 

Dr. José Sigiliano Gomes Filho

Ex Aluno - Cachaça Água da Mata /Muriaé MG

A formação na UFLA é para mim motivo de orgulho. Além de uma base teórica consistente, a universidade me proporcionou uma formação multidisciplinar, que me ajudou muito no prosseguimento das carreiras acadêmica e profissional. As diversas atividades extra-acadêmicas (grupos de estudos, equipes de competição, empresas juniores, etc.) permitem aos alunos o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais que muitas das vezes não são abordadas em sala de aula, mas que são essenciais para a vida profissional.

Cristino de Souza Junior

Pesquisador em Sistemas Não-Tripulados no Technology Innovation Institute - Abu Dhabi - Emirados Árabes

“Contar com a excelência de docentes de Computação e Sistemas da UFLA,integrantes do Curso de Pós-Graduação em IoT significa, com certeza, gerar valor e inovação ao contexto da formação científica e profissional”

André Luiz Zambalde

Consultor de Estratégia e Inovação

"Recomendo o curso de pós-graduação em Educação Infantil da UFLA por ser uma rica oportunidade de formação para profissionais interessados nas práticas e teorias relacionadas a infância. As crianças como sujeitos de direitos merecem profissionais qualificados com responsabilidade ética e entendimento político do campo."

Gislaine de Fátima Ferreira Leite

Gislaine é graduada em Pedagogia e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora efetiva de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

thin