VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS


Aguardando nova oferta
Certificação UFLA
Sobre o curso

Sim, eles vieram para ficar! Popularmente conhecidos como Drones, ou Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs) já são realidade nas mais diversas aplicações do nosso cotidiano. Fornecendo segurança, confiabilidade e agilidade, essa tecnologia tem moldado os rumos, desafios e tendências de áreas como a agricultura, meio ambiente, transporte logístico, imageamento aéreo, vigilância, defesa, segurança, e muitas outras. Interessado em descobrir a fundo essa tecnologia? Quer saber como usá-la para alavancar e potencializar suas atividades e modelo de negócio? Nosso curso foi feito para você! Matricule-se já no curso de Especialização Lato Sensu em Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e torne-se um especialista em VANTs!

A quem se destina

Profissionais detentores de diplomas de curso superior (graduação), de qualquer área, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Como funciona

O curso de Especialização Lato Sensu em Veículos Aéreos Não-Tripulados é um curso oferecido integralmente na modalidade à distância, o que viabiliza a participação de alunos das mais diversas partes do país, especialmente em épocas de circulação limitada devido à atual pandemia por Covid-19. As disciplinas apresentam carga horária de 15 a 45 horas cada, as quais são ministradas em Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVAs) dotados das mais diversas, modernas e interativas metodologias de ensino e de comunicação visual (guias de estudo, vídeo-aulas, aulas gravadas, podcasts, provas online, etc.). As disciplinas do curso são lecionadas de forma intercalada, ao longo de 2 a 6 semanas cada, em horários flexíveis, e com participação e mediação direta dos professores e de tutores, os quais atuam como agentes facilitadores do processo de aprendizado.

Carga horária

420 horas

Duração total

O curso terá duração total de 24 meses

Seleção de alunos

Clique aqui para ver o edital de seleção de alunos

NO FINAL DO CURSO, O PROFISSIONAL SERÁ CAPAZ DE:

Conhecer a fundo os principais VANTs comercialmente disponíveis, suas características e potencialidades;

Operar os principais modelos de VANTs comercialmente disponíveis;

Identificar as potencialidades do uso de VANTs em atividades quotidianas e em modelos de negócios inovadores;

Compreender os principais requisitos e normas legais relacionados ao uso de VANTs em território brasileiro;

Compreender os princípios de funcionamento, etapas de projeto, tecnologias embarcadas, técnicas de processamento de imagens, reconhecimento de padrões e inteligência artificial utilizadas em VANTs;

Utilizar VANTs nas mais diversas aplicações quotidianas, como por exemplo: agricultura, pastagens, floresta, atributos de solos, identificação de doenças e pragas em cultivos, levantamento/imageamento aéreo, topografia, vigilância, segurança, entre outros.

DISCIPLINAS E DOCENTES


DisciplinasDocente(s) Responsável(is)
Introdução à Educação à Distância
Alexandre José de Carvalho Silva
Metodologia CientíficaPatrícia Ferreira Ponciano Ferraz
Trabalho de Conclusão de Curso Patrícia Ferreira Ponciano Ferraz
Introdução, Legislação e Operação de VANTs Marcello Gonçalves Moreira
Projeto de VANTsFelipe Oliveira e Silva
Sistemas de Percepção de Ambientes para VANTs
Danilo Alves de Lima
Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial Aplicada a VANTsDanton Diego Ferreira
VANTs na Agricultura Gabriel Araújo e Silva Ferraz
Topografia com VANTsLucas Alves da Silva
Aplicação de VANTs em Segurança e suas TecnologiasHallen Pereira dos Anjos
VANTs no Manejo e na Conservação do SoloMarx Leandro Naves Silva / Bernardo Moreira Cândido

O curso de Especialização Lato Sensu em Veículos Aéreos Não-Tripulados é um curso de formação de alta especificidade e longa duração, pensado para transformá-lo em um referencial na área de VANTs. O curso é composto por onze disciplinas agrupadas em três módulos distintos, os quais são ministrados de forma intercalada para garantir dinamismo e eficiência de aprendizado. O módulo “Básico” objetiva formar os alunos em áreas relacionadas às tecnologias de Educação à Distância (EaD), metodologia científica, normas de redação e confecção do Trabalho Final (TF). O módulo “Técnico” fornece ao aluno uma série de disciplinas de cunho científico/tecnológico, voltadas aos princípios de funcionamento, técnicas de projeto, tecnologias embarcadas e métodos de processamento de imagens em VANTs. As disciplinas do módulo “Aplicado”, por fim, capacitam os alunos na utilização de VANTs em diversas áreas e atividades práticas do quotidiano, tais como as ciências agrárias, meio ambiente, prospecção de solo e cobertura vegetal, imageamento aéreo, topografia, vigilância e segurança.

O corpo docente do curso de Especialização Lato Sensu em Veículos Aéreos Não-Tripulados é formado por professores com formações complementares (engenharia aeronáutica, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de controle e automação, engenharia agrícola, engenharia civil, engenharia de telecomunicações, e agronomia), e reconhecida atuação e experiência na área de VANTs. Composto majoritariamente por professores doutores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma das mais renomadas Universidades do país, o corpo docente também agrega pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e profissionais especialistas atuantes no setor privado (Aeroscan). Dessa forma, “ciência e prática”, lema da UFLA, são garantidos aos alunos do curso de Especialização Lato Sensu em Veículos Aéreos Não-Tripulados.

Certificado

Ao final do curso, sendo aprovado em todas as disciplinas e no TCC o estudante receberá um certificado de Especialização lato sensu com a carga horária total do curso emitido pela UFLA.