QUALIDADE, PROCESSAMENTO E

LEGISLAÇÃO DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL


Aguardando nova oferta
Certificação UFLA
Sobre o curso

O Curso de Pós-Graduação Lato sensu “Qualidade, processamento e legislação de alimentos de origem vegetal” foi criado frente à necessidade de treinamento de pessoal nessa área. O Brasil convive com alarmantes índices de perdas pós-colheita, em parte devido à carência de profissionais treinados nessa área e também pela ausência do uso de técnicas adequadas de processamento e conservação para melhor aproveitamento dos produtos vegetais. Logo o curso apresenta como missão o treinamento de profissionais graduados, no sentido de torná-los aptos a trabalharem, com eficiência e competência, na área de alimentos de origem vegetal, com foco na qualidade, processamento e legislação. O curso, realizado à distância, disponibilizará videoaulas, textos acadêmicos e ambiente virtual para discussões e esclarecimento de dúvidas, além de aulas online.

Pré-requisito

Poderão se inscrever pessoas que tenham concluído curso superior em qualquer área do conhecimento.

A quem se destina

Graduados com diploma de curso superior nas Áreas de “Ciências Agrárias”, “Ciência, Engenharia e Tecnologia de Alimentos” e “Ciências da Saúde”, ou com formação similar. Agrônomo, engenheiro de alimentos, cientista de alimentos, tecnólogo de alimentos, nutricionista, farmacêutico bioquímico, economista doméstico, biólogo, educador físico, enfim os profissionais com diploma de curso superior e atuantes na área de ciência, tecnologia e engenharia de alimentos, como coordenadores de merenda escolar, creches e programas de alimentação coletiva, profissionais ligados a empresas públicas ou privadas, bem como profissionais liberais, docentes e pesquisadores com interesse no curso proposto. Como trata-se de curso de especialização, a posse do diploma do curso superior é imprescindível, conforme Resolução CFE 12/83.

Como funciona

O curso será dividido em 11 disciplinas. Os alunos receberão, via ambiente virtual, um roteiro de estudos orientados (REO), pelo menos uma videoaula e um guia de estudos (texto acadêmico), relativos a cada módulo, para estudo. Cada módulo será aberto, separadamente, em ambiente virtual de aprendizagem, por três semanas, para estudo e discussão, sob monitoramento de um tutor. Docentes e tutores criarão condições adequadas e favoráveis à aprendizagem, a partir da exposição sistematizada dos conteúdos de ensino e do estímulo ao pensamento. Espera-se que após essas três semanas, a transmissão dos conteúdos permita o desenvolvimento de habilidades e competências aos discentes. Ainda, dentro do prazo de três semanas destinado a cada módulo, o aluno será avaliado por meio de atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (questionários, glossários, tarefa, wiki, jogos) em roteiros de estudos orientados sobre cada módulo e pela sua participação nos fóruns de discussão. Os alunos deverão desenvolver uma monografia, sob a orientação de um professor do curso, e defendê-la. O tema da monografia será definido no primeiro semestre do curso e a monografia defendida até o último trimestre do curso. O curso terá duração de 12 meses.

Carga horária

405 horas

Duração total

O curso terá duração total de 12 meses

Seleção de alunos

Clique aqui para ver o edital de seleção de alunos

NO FINAL DO CURSO, O PROFISSIONAL SERÁ CAPAZ DE:

Definir e reconhecer um alimento de qualidade;

Adotar as boas práticas de conservação de frutas e hortaliças in natura;

Adotar as boas práticas para o processamento mínimo de frutas e hortaliças e sua conservação;

Atuar no processamento de produtos de origem vegetal, bem como na agregação de valor aos produtos;

Compreender e executar de forma eficiente e com qualidade o processamento de bebidas utilizando matérias-primas de origem vegetal;

Desenvolver habilidade no que se refere à consulta e interpretação das legislações sobre alimentos de origem vegetal;

Entender o papel dos microrganismos na produção e contaminação dos alimentos, incluindo os microrganismos deterioradores e os patogênicos, responsáveis por intoxicações alimentares;

Entender a importância dos microrganismos na produção de alimentos seguros;

Estudar as funções dos ingredientes e compreender as etapas do processamento de produtos de panificação e massas alimentícias.

DISCIPLINAS E DOCENTES


QDEDisciplinaDocente(s) Responsável(is)Carga horária (CH)
01Introdução à Educação a DistânciaAlexandre José de Carvalho Silva15h
02Qualidade de alimentos de origem vegetal
Eduardo Valério de Barros Vilas Boas45h
03Microbiologia de Alimentos em Produtos de origem VegetalLuís Roberto Batista45h
04Tecnologia de Produtos de Panificação e Massas alimentícias Ana Alice Andrade Oliveira45h
05Tecnologia de produtos vegetais I Elisângela Elena Nunes Carvalho45h
06Tecnologia de Bebidas Diego Alvarenga Botrel45h
07Metodologia de pesquisaAna Alice Andrade Oliveira15h
08Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)Luisa Pereira Figueiredo15h
09Frutas e Hortaliças in natura e minimamente processadasEduardo Valério de Barros Vilas Boas45h
10Tecnologia de produtos vegetais II Elisângela Elena Nunes Carvalho45h
11Legislações de alimentos e bebidas de origem vegetalLuisa Pereira Figueiredo45h

Certificado

Ao final do curso, sendo aprovado em todas as disciplinas e no TCC o estudante receberá um certificado de Especialização lato sensu com a carga horária total do curso emitido pela UFLA.